sábado, 27 de março de 2010

Um pouco sobre Michel Serres no Roda Viva...




Assim Michel Serres é apresentado no programa Roda Viva onde foi entrevistado no em nov/1999:

"Filósofo, tem sólida formação em ciências exatas, como matemática e física, uma formação que o ajudou a formular suas primeiras teses em ciências humanas. Michel Serres nasceu na França em 1930, é também historiador da ciência e epistemólogo e seus trabalhos são tão variados quanto sua ampla formação. Escreveu sobre os contatos entre as ciências exatas, as ciências duras, e as ciências humanas e sobre literatura, estética, antropologia e as relações do homem com a natureza, além de tratar também dos desafios da educação no mundo de hoje e de amanhã. Todos os trabalhos de Serres refletem preocupações com questões éticas suscitadas a partir da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki. Ele é um intelectual comprometido com o uso do saber e da comunicação na construção da paz. Michel Serres veio para São Paulo participar do Congresso Internacional do Desenvolvimento Humano, na Universidade São Marcos."


Nessa entrevista o mesmo falou sobre:

- Evolução Humana:




- Simbiose:




Uma dos aspectos da entrevista e do Michel Serres que mais gostei é a maneira apaixonada com que o mesmos trata dos assuntos que foram abordados, além disso, sua fala é simplificada, tornando facil o entendumento de suas teorias.

Algumas frases me chamaram a atenção nessa entrevista:

"(...) um homem culto é aquele quie vai atrás de outras culturas, e que quer mudar a propria cultura." - Sendo assim o mesmo disse que a cultura é o centro da informação.

"(...) ou mudadmos nossa maneira de educar, ou será uma catástrofe" - Desta maneira as novas tecnologias são um meio para essas mudanças.

Ficou afim de saber de tudo que rolou na Entrevista? Então entre aqui e veja a entrevista transcrita na integra.

0 comentários:

Postar um comentário